You are currently viewing Gestão por metas

Gestão por metas

Conheça as razões por que a gestão por metas é importante para um negócio.

As metas não são importantes apenas para o alcance de resultados. Vamos entender por que, sob a visão integrada de gente e gestão?

  1. A definição de uma meta orienta o planejamento da organização, pois permite estabelecer objetivos claros para o seu crescimento.
  2. A meta também é um mecanismo de comunicação, sendo um elemento para ligar a estratégia à operação.
  3. Uma meta estabelecida representa um desafio que estimula todos na organização a aprimorar-se e evoluir.
  4. A gestão por metas permeia a organização em todos os resultados (indicadores) de processos críticos que podem impactar o seu cliente e sua estratégia.
  5. Ter uma meta definida permite uma visão objetiva sobre os resultados alcançados, a partir de seus 03 componentes (objetivo + valor + prazo), encorajando mais determinação pelo seu alcance!
  6. O desempenho da meta deve ser acompanhado periodicamente pelo gestor, permitindo-o celebrar e aprender com a conquista ou, a partir do aprendizado, refletir e propor novas ações para acelerar o seu alcance.
  7. O dono da meta (gestor) vai buscar avaliar e melhorar seus processos para alcançá-la, gerando uma cultura de aprimoramento. Esse dono precisa ser a pessoa que tem responsabilidade pelos resultados e ter níveis de autonomia estabelecidos sobre o processo.
  8. Para cada meta, deve sempre existir um plano de ação, demonstrando com riqueza de detalhes o que será feito, como será feito, quem irá fazer e até quando será feito. Se for necessário, pode-se destacar também onde será feito, porque será feito e quanto custará fazer. Com todas estas definições, sua rota está traçada!
  9. Muitas vezes o gestor precisa envolver outras pessoas para planejarem juntas o alcance da meta. Ao envolver outras pessoas, o gestor também enriquece suas ideias, aprende e ensina o outro, aumentando o engajamento das pessoas, desenvolvendo-as para trabalharem no alcance da meta.
  10. Para que haja colaboração, é importante que todos compreendam o propósito e o problema, e estejam abertos para compartilhar, ao mesmo tempo que praticam o desapego, exercendo presença e adaptabilidade para mudar de ideia a partir da escuta ativa da ideia do outro.

Quer aprofundar sobre o tema? Conecte-se com a RAIDHO e vamos encontrar a melhor solução para o desenvolvimento de gente e gestão na sua empresa.

Deixe um comentário