Cultura Organizacional

Você conhece a cultura da sua empresa?

A cultura de uma empresa direciona o pensar e agir das pessoas, impactando na tomada de decisões e na forma em que os relacionamentos são construídos e sustentados. Ainda que não explicitada, a cultura vai se formando de naturalmente, sendo percebida por todos e reproduzida no dia a dia, promovendo uma adaptação mais rápida das pessoas que entram e permanecem na organização.

Manifestar e disseminar a cultura é um importante passo para alinhamento de todos, desde a seleção de pessoas e a definição das competências requeridas, orientando o desenvolvimento dos colaboradores.

Conhecer, refletir sobre os aspectos da cultura atual e suas consequências é o primeiro passo para transformá-la. Mas é preciso mais do que isso para a transformação acontecer: é fundamental que o modelo de gestão (estratégica, rotina, pessoas, processos e projetos) seja repensado e que as ações no dia a dia estejam conectadas com o manifesto da cultura.

Você conhece quais os principais eixos da cultura da sua empresa (inovação, agilidade, resultados, centrada no cliente, humanizada, colaboração, controle, conflitos, austeridade…)? Quais estão apenas no manifesto e quais são já observados na rotina?

A cultura alinha-se às necessidades do negócio, mas é influenciada fortemente pelos tomadores de decisão. O trabalho da RAIDHO permite criar um planejamento de longo prazo conectado com o propósito e as estratégias de negócio para tirar o manifesto do papel e observá-lo no comportamento e na entrega das pessoas.

Deixe uma resposta